Combate ao Racismo 16/02/2014

Sinttel Bahia lamenta o falecimento de Luiza Bairros

Foi com imenso pesar que o Sinttel Bahia recebeu a notícia do falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (Seppir) Luiza Bairros, ocorrido na manhã desta terça-feira (12/7), em Porto Alegre (RS), sua cidade natal. Ela morreu aos 63 anos, vítima de um câncer de pulmão.

Luiza, que era doutora em sociologia (Universidade de Michigan - USA), foi uma das políticas mais atuantes nas áreas de negritude e de gênero. Natural de Porto Alegre, ela era graduada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Salvador, recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ela se mudou para Salvador em 1979. Por aqui, atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU).

“Sua contribuição para a história de luta do movimento negro é imensurável. É com figuras importantes como Luiza Bairros, que aprendemos e nos fortalecemos na luta por uma sociedade mais justa”, disse o secretário de Combate ao Racismo do Sinttel Bahia, Gildomar Santana.

 

*Com informações do jornal A Tarde.

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais