Combate ao Racismo 20/02/2014

Sinttel participa do 5° Congresso da Unegro

 

Entre os dias 10 a 12 de junho, o Sinttel Bahia participou do 5° Congresso Nacional da União de Negros pela Igualdade (Unegro), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Ferderal do Maranhão. Com tema “Negros e Negras nos Espaços de Poder e Em Defesa pela Vida”, o congresso teve como objetivo discutir os impactos do racismo, planejar ações representativas do negro na sociedade e debater políticas públicas pela igualdade racial.

O evento contou com participação de movimentos sociais e sindicais de diferentes regiões do país e o diretor sindical Gildomar Santana, representante do Sinttel pode reafirmar o posicionamento da categoria em relação ao papel do negro na sociedade: “ É importante fazer parte desse evento, voltado para o negro, principalmente nesse atual momento político, no qual o atual governo golpista tenta a todo custo retirar os nossos direitos. Temos como exemplo a extinção do Ministério da Igualdade Racial e a criminalização dos movimentos sociais. Precisamos fortalecer e resistir” , afirmou.

A palavra de ordem do evento foi a luta contra o racismo, tendo em vista que cada vez mais parcelas da população reconhecem as diversas formas de preconceitos que atuam como obstáculo ao desenvolvimento do país e interfere diretamente no nosso dia-a-dia.

A presidente nacional da Unegro, Ângela Guimarães observa “ O congresso refletiu sobre a sub-representação da população negra nos espaços de poder e sobre o negro como alvo preferencial de homicídio. Diante desse diagnóstico, a Unegro aponta as prioridades dos temas e se utiliza do papel que possui para fortalecer a luta a favor do negro” , disse.

 

O Sinttel Bahia permanece na luta em favor da igualdade entre os povos!

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais