Notícias 22/07/2022

Nota de repúdio - Não à precarização do teleatendimento

O Sinttel Bahia vem publicamente externar preocupação com a decisão publicada no Diário Oficial da União, que determinou a suspensão dos serviços de telemarketing ativo de 180 empresas brasileiras, dentre elas Liq, Atento, Algar, Vivo, etc.  

 

O setor já vem sofrendo uma série de impactos, como a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel que tornou obrigatório a identificação do prefixo 0303, o processo de robotização, as perdas de contratos, e agora, com mais essa medida somará forças aos altos índices de desemprego que assolam o país, de norte a sul. 

 

Entendemos a importância de defender e proteger o consumidor dos incômodos gerados inadequadamente e em larga escala pelo capitalismo selvagem que comanda o mercado econômico, no entanto é de fundamental importância garantir o amplo diálogo com todas as partes envolvidas nesse processo: sociedade civil, consumidor, poder público, categoria e entidades de representação e especialistas.

 

Importante, ainda, destacar a luta do Sinttel Bahia  junto aos sindicatos de outras regiões para  regulamentação da profissão do teleoperador no país, uma luta travada que alcançou a Câmara e segue parada no Senado Federal, e que possibilitará para todos envolvidos a garantia dos direitos (Piso salarial, horários de intervalo, carga horária, dentre outros),  o cumprimento de seus deveres,  reconhecimento profissional, além de barrar  a alta rotatividade no emprego, a precarização do trabalho e o alto índice de doenças ocupacionais que tanto afetam a saúde de muitos teleoperadores no Brasil.

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