Notícias 12/11/2021

Sinttel conquista INPC no ACT da Claro

Depois de quatro exaustivas reuniões e aproximadamente doze propostas, a Comissão de Negociação do Sinttel/Fenattel e a Claro chegaram à proposta final que será avaliada pelos empregados e empregadas da operadora nas assembleias virtuais que serão realizadas no dia 18 de novembro, às 11h e às 14h, via aplicativo Zoom Metting  (veja abaixo como participar).

A Claro, que nas reuniões anteriores ofereceu reajuste abaixo do Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC, teve que acatar o pleito do Sindicato e reajustar os itens econômicos do acordo com o índice. Para os salários serão aplicados 10,42% em duas parcelas: 4% a partir de 1º de setembro de 2021 e 6,42% a partir de 1º de janeiro de 2022. Os dois reajustes serão aplicados sobre o salário de 31/08/2021.

Os demais benefícios econômicos, entre eles o VA/VR, também serão reajustados em 10,42%, a partir de 1º de setembro de 2021, mas de forma integral.

Para amenizar as perdas com a não aplicação total do reajuste na data base, será pago um abono linear de R$ 1080.

Caso a proposta seja aprovada, o abono e os retroativos referentes às diferenças salariais serão pagos até o dia 30 de novembro de 2021. O retroativo referente ao VA/VR será pago em dezembro.  

Assembleia virtual

As assembleias virtuais com os trabalhadores e as trabalhadoras da Claro serão realizadas no dia 18 de novembro, às 11h e às 14h, via aplicativo Zoom Metting.

Acesse aqui para se  cadastrar

Leia aqui o nosso informativo completo

 

Adicional de periculosidade

 

Desde o ano de 2018, quando ocorreu a migração dos empregados da Net para a Claro, o Sinttel Bahia e os demais Sindicatos filiados à Fenattel buscam discutir com a operadora, o pagamento de um adicional de periculosidade para os profissionais que desempenham atividades em áreas periculosas, principalmente os que têm contato com postes do Sistema Elétrico de Alta Potência.  

A Claro sempre se mostrou resistente em discutir o tema, retirando a periculosidade de todas as pautas de reuniões, por isso alguns estados desistiram na discussão nacional e assumiram o risco de moverem ações em âmbito estadual.

Em ação judicial movida pelo Sintetel (sindicato dos telefônicos de São Paulo), o pagamento do adicional de periculosidade foi reconhecido para os técnicos de rede (I, II e III) e técnico MDU (inclusive MDU preventivo). Vale destacar que tal reconhecimento se deu através de laudo técnico produzido por um perito judicial que constatou que os profissionais têm como atribuição para o exercício regular das suas atividades, subir em poste de energia elétrica, uma atividade periculosa, enquadrada de acordo com a portaria 3.214/78 do MTE; NR's 16 bem como os artigos 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)".

Com o objetivo de que o reconhecimento ao recebimento do adicional fosse expandido também para os trabalhadores baianos que exercem atividade periculosa, o Sinttel Bahia buscou novo diálogo com a Claro, mas até o momento a empresa não se mostrou disposta a discutir o tema com a entidade sindical, motivando a convocação de uma assembleia com data a ser divulgada posteriormente.

A ação do Sinttel Bahia reivindicará o pagamento do adicional a partir de 2018, quando ocorreu a fusão entre as empresas e, consequentemente, a migração dos empregados da NET para a Claro, além dos novos contratados a partir dessa fusão.

Para mais informações, envie um email para sinttel@sinttelba.com.br ou preencha o formulário do Fale com o Sinttel disponível em nosso site

 

 

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais