Notícias 09/09/2021

Fenattel e OI discutem plano de reestruturação da Operadora

No 1º de setembro,os representantes da FENATTEL Rogério Soares e Lauro Benedite de Siqueira estiveram reunidos na sede da Operadora OI, na cidade do RJ com o Presidente da empresa, Rodrigo Abreu e com o Diretor de Gente e Gestão, Marcos Mendes. A reunião já era um compromisso assumido pela empresa com a FENATTEL e de início teve como pauta a reestruturação da empresa, os rumores de desligamento e o baixíssimo número do Placar 2021.
 Com relação à reestruturação, o presidente deixou claro as dificuldades do cenário econômico que não tem permitido uma maior retomada da demanda e por conseguinte, retração na receita. E que o maior problema hoje está mais relacionado a custos, que pararam de cair e até aumentaram em relação ao ano passado. De toda forma, os processos de alienação dos ativos estão praticamente concluídos e será possível que no início de 2022 a nova Oi esteja nos trilhos. Ele antevê uma nova empresa com metade do faturamento anterior e também com metade do tamanho, ainda assim uma empresa de porte expressivo. Mas, também deixou claro que haverá corte de pessoal neste início do mês setembro e também para o próximo ano de 2022.
A empresa originalmente apresentou que estaria desligando aproximadamente 1650 postos de trabalho em todo o país e em todos os níveis. Ao final o número ficou em 800 postos de trabalho que serão desligados até o final do ano de 2021.

O Presidente Rodrigo Abreu esclareceu que a virada de chave para a V.Tal (a antiga Infra Co.) Irá começar entre o mês de dezembro deste ano e janeiro de 2022 em que o corpo operacional Irá andar com as próprias pernas e reafirmou que a Serede está 100% nos planos e que não enxerga nenhuma razão para vendê-la (pelo contrário, até será mais fortalecida) e com novos projetos de atuação em outras áreas. 

Os representantes da FENATTEL deixaram claro ser contrários a qualquer processo de demissão e principalmente neste momento tão difícil em que o país vem atravessando com o aumento do desemprego e as dificuldades apresentadas pela pandemia em que tem aumento  também o número de trabalhadores atuando na informalidade. 

 A Fenattel reivindicou  que seja garantido aos trabalhadores que migrarem para a V.Tal as mesmas condições de remuneração e de negociação coletiva dos trabalhadores da Oi por 2 anos e a continuidade da Fundação Atlântico sem qualquer risco de migrações para outros planos. A garantia para este ano atípico de não atingimento das metas um pagamento de 2 salários do Placar. Por fim, implantar imediatamente uma ajuda de custo home office e a abertura do processo de negociação do Acordo Coletivo de 2021. 

Os representantes sindicais expressaram a importância de discutir com a empresa OI um Pacote de Proteção Social nos mesmos moldes do último que ocorreu em novembro de 2020 e com isso buscando a garantir alguns benefícios a estes 800 trabalhadores que vierem a ser desligados a partir deste mês de setembro em função da reestruturação organizacional.

Após algumas discussões em que a empresa apresentou uma  contraproposta inferior ao programa do ano passado e alegando algumas dificuldades para poder atender pleito o laboral, mesmo assim os representantes da FENATTEL rejeitaram a contraproposta da empresa e mantiveram o pleito, por fim, a empresa compreendeu a insistência do pleito laboral e concordou em manter o mesmo programa de Proteção Social do ano passado.
 
Ficando portanto o Pacote de Proteção Social, nestas condições:
- 0,15 salários nominais por ano trabalhado;
- Limite de 6 salários;
- Sem quaisquer descontos (inclusive do IR);
- Extensão do plano médico/hospitalar por 6 meses para quem tiver igual ou menos que 10 anos de empresa; por 8 meses para quem tiver mais que 10 e menos de 15 anos; por 10 meses para quem tiver mais de 15 e menos de 20 anos e 12 meses para quem tiver mais que 20 anos;
- Extensão do plano odontológico por 6 meses para todos;
- Extensão do seguro de vida por 6 meses para todos;
- Início este mês de setembro e conclusão em 31 de dezembro de 2021.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais