Notícias 17/06/2020

NeoBPO apresenta proposta para fechamento de Acordo Coletivo

Quase seis meses após vencer a data base, finalmente a direção da NeoBPO apresentou uma proposta para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2020. Na avaliação do Sindicato,  a proposta é ruim, já que compõe um pacote de retrocesso com  congelamento do VA/VR e do piso salarial em um salário mínimo, além de não aplicar a inflação (4,48%) nos salários dos  trabalhadores e trabalhadoras que ganham acima do piso.

Para compensar os cinco meses sem reajuste nas cláusulas econômicas, a empresa propõe um abono de R$ 229 ou 16% do salário nominal, prevalecendo o maior.

O Sinttel Bahia cobrou da NeoBPO uma proposta decente que represente ganho para a categoria, mas a empresa alega que por conta da pandemia e para não reduzir o seu quadro de pessoal, a sua capacidade financeira só consegue cobrir  os custos dessa proposta. O Sindicato ponderou que a situação financeira dos trabalhadores está bem pior, já que além de não contar com o reajuste salarial, ainda têm que consumir produtos da cesta básica que estão aumentando desordenadamente, além de itens de higiene para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus.

Para congelar o VA/VR, a empresa alega que esses benefícios pagos aos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia  são maiores que em outras unidades,  mas esquece que antes da NeoBPO,  os trabalhadores baianos tinham um VR no valor de R$ 26, isso há três anos,  em 2017. Sobre a redução do valor da mensalidade e da coparticipação do plano de saúde,  folga no aniversário e pagamento da remuneração variável, a empresa alega que não tem condições financeiras para atender ao pleito do Sindicato.

O Sinttel afirma à categoria que discorda dessa proposta excludente, contudo, como foi apresentado pela empresa como sendo a última, a entidade tem a obrigação de levar para a apreciação dos trabalhadores através de assembleia. Caberá a cada trabalhador e trabalhadora analisar a proposta e votar.  A contagem será feita logo após a votação  e o resultado será a soma de todos os votos computados nos locais onde  ocorrerem as assembleias.

 Devido à dificuldade de deslocamento por conta de algumas cidades estarem proibindo o acesso, as assembleias ocorrerão apenas nas lojas de Salvador.

 

leia aqui o informativo

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais