Notícias 27/04/2020

Dia do Trabalho: 1º de maio unificado terá coleta solidária e ações nas redes sociais

Em meio ao avanço do Covid-19, o Brasil escancara as suas históricas desigualdades sociais e aprofunda ainda mais o ataque aos direitos da classe trabalhadora, mas também faz emergir uma onda de solidariedade e união. É neste contexto que as tradicionais manifestações do 1º de maio na Bahia, pela primeira vez, vão deixar as ruas e movimentar as redes sociais na defesa dos direitos dos trabalhadores e em ações de combate à fome.

De 09 às 17h, as centrais sindicais (CUT, CTB, UGT, Força Sindical, Nova Central), o Comitê Estadual Popular Solidário, composto por centenas de organizações e movimentos da sociedade civil, e a Frente Brasil Popular vão promover uma live intercalada por intervenções políticas e culturais com a participação de personalidades e artistas, além de uma campanha de arrecadação de produtos alimentícios e de higiene. As doações poderão ser entregues no Parque de Exposições, em Salvador.

O ato unificado terá como tema “Saúde, Emprego e Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”. A proposta é denunciar as irresponsabilidades do governo brasileiro no enfrentamento da pandemia, que colocam em risco à vida da população brasileira, principalmente dos profissionais da saúde e das áreas essenciais; reivindicar a garantia de empregos, salários e condições mínimas de sobrevivência dos trabalhadores durante essa crise; além de estimular ações humanitárias de amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As entidades também reafirmam os compromissos expressos no Manifesto do Comitê Solidário da defesa de um projeto de transformação social pautado no desenvolvimento sustentável e solicitam o atendimento das propostas emergenciais elaboradas pela sociedade civil voltadas à proteção da vida, da saúde e da economia.

Mês de Solidariedade – Além das ações do dia 1º, o mês de maio contará com outras programações. De 01 a 03, acontece o I Festival de Canções Solidárias, iniciativa que reunirá uma produção inédita de músicos e representantes de variadas linguagens artísticas em lives nas redes sociais do Comitê e do próprio Festival. Além disso, a campanha de arrecadação de alimentos terá continuidade em diferentes pontos de arrecadação em Salvador e no interior do Estado.

Coletiva de Imprensa – Na próxima terça-feira, 28, às 10h, a organização do evento promoverá uma coletiva de imprensa através de uma plataforma virtual para detalhar as ações com a participação dos representantes das centrais sindicais e do Comitê Popular Solidário.

      

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais