Notícias 17/02/2020

LIQ apresenta proposta para ACT: Assembleias serão realizadas amanhã (18)

Depois de quase três meses sem apresentar uma resposta à pauta dos trabalhadores entregue pelo Sindicato em novembro, a LIQ, enfim, apresentou uma proposta para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho, cuja data base foi janeiro.

A proposta da empresa apresenta equiparação total ou proporcional ao mínimo nacional a partir de fevereiro/20, sem pagamento do retroativo do mês de janeiro/20. Reajuste de 2,24% (abaixo do Índice Nacional de Preço ao Consumidor - INPC que foi de 4,48%) a partir de fevereiro para salários de quem recebe acima do piso, também sem o retroativo de janeiro. O reajuste de 2,24% será aplicado no pagamento do VA/VR, auxílio creche e PCD, a partir de março/20, sem pagamento do retroativo de janeiro e fevereiro.

A LIQ alega que os fatores econômicos que a levaram ao pedido de Recuperação Extrajudicial, como a dívida da OI e os prejuízos financeiros de mais de 500 milhões no ano passado, a fizeram apresentar essa proposta.

A votação referente à proposta será realizada na próxima terça-feira (18), das 11 às 20h, na LIQ Boa Viagem. O Sinttel reitera que a assembleia é soberana, portanto cabe aos trabalhadores e às trabalhadoras avaliarem e deliberarem sobre o que foi apresentado pela LIQ.

Se a proposta for aprovada, os novos salários serão aplicados na folha de fevereiro que será paga em março/20.  Os novos valores com o reajuste de 2,24% será aplicado no auxilio creche e PCD a partir de março/20.

Se for rejeitada, a LIQ informou que encaminhará as discussões para Dissídio Coletivo, que são ações ajuizadas na Justiça do Trabalho para solucionar conflitos. Não há prazo estabelecido para encerramento do dissídio.

Leia aqui o informativo com a proposta

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais