Notícias 10/02/2020

Sinttel faz atos contra demissões

 

Preocupado com a situação dos desligamentos que atingem os trabalhadores da Serede, o Sinttel Bahia realizou uma série de mobilizações na capital e interior do estado para alertar  a base trabalhadora  e pleitear da empresa a abertura de discussões sobre as demissões que  já atingiram mais de duzentos trabalhadores. 

A empresa atendeu à reivindicação e se reuniu com o Sindicato na semana passada, em Salvador, onde explicou que a atual situação se deve à crise no mercado econômico e no setor de telecomunicações, a exemplo da Oi. 

Confira os pontos da reunião:  

PERMANÊNCIA DO CL NA BAHIA – A empresa informou que manterá o CL  em nosso Estado com ampliação de postos de trabalho.  O CL é nosso!

DESAGREGAMENTO DOS VEÍCULOS – O Sinttel tomou conhecimento dos desagregamentos dos caminhões por parte da empresa e cobrou uma explicação sobre a substituição dos carros pequenos por veículos da frota.  Também foi questionado o motivo  do desagregamento dos veículos dos cabistas por forgões. A empresa informou que estão sendo desagregados os veículos dos cabistas que trabalham em dupla.

COMBUSTÍVEL – O Sindicato voltou a questionar o baixo valor  disponibilizado para o combustível que, segundo denúncias,  há localidades em que só é disponibilizado  R$ 10,00 por dia,  o que é um absurdo. A empresa se comprometeu a verificar junto ao setor de frota.

DESCONTOS INDEVIDOS NAS RESCISÕES – O Sinttel colocou em mesa que diversos itens estão sendo descontados indevidamente nas rescisões, como valores de banco de horas negativos e avarias dos veículos locados. A empresa informou que fará uma análise  e  que todo e qualquer desconto indevido será desconsiderado, inclusive os de banco de horas negativo.   

Sobre as avarias, a empresa alegou que o trabalhador verifica o estado do veículo no ato do recebimento. O Sindicato não concorda com o posicionamento da empresa e continuará pressionando para que os descontos não sejam realizados.  

 

BENEFÍCIOS PARA OS TRABALHADORES DESLIGADOS - Como o Sindicato colocou nos seus informativos que as demissões estão ocorrendo sem critérios e atingindo centenas de trabalhadores, foi pleiteado pela entidade  a concessão   de um bônus para os companheiros desligados.

O bônus conquistado pelo Sinttel  contempla a  prorrogação do  plano de saúde para os trabalhadores que estão em tratamento continuado   definidos por diagnósticos anteriores à demissão, a desconsideração do banco de horas negativo  e a antecipação do  pagamento  do PPR dos desligados juntos aos ativos, no mês de abril.   Vitória nossa!

 O Sinttel também ponderou que a empresa desconsidere nas demissões os trabalhadores pré-aprosentáveis e aqueles que possuem veículos financiados.

Sindicato é para lutar!

 

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais