Notícias 22/05/2019

Sinttel na luta contra o desemprego

Preocupada com a manutenção dos empregos e das condições de trabalho dos empregados e empregadas da LIQ, a Diretoria do Sinttel Bahia se reuniu com os diretores da empresa para discutir a situação econômica da companhia. Com o objetivo de preservar os postos de trabalho, o Sindicato vem acompanhando as ações da LIQ desde que a empresa iniciou o processo de fechamento dos sites Campo da Pólvora e Cabula.

Com as últimas notícias veiculadas pela mídia, que denunciam um possível “calote restrito” em fornecedores e com a demissão de mais de cem trabalhadores do site Comércio na semana passada, além das constantes migrações de operações de atendimento - o que vêm acarretando uma grande insegurança na categoria -, se tornou ainda mais urgente discutir com a empresa a manutenção dos empregos na Bahia.

De acordo com os representantes da LIQ, a companhia está passando por uma grande reestruturação para combater os últimos resultados negativos, que demostram alto endividamento e prejuízo financeiro. A reestruturação engloba a negociação das dívidas com os credores e a readequação de postos de trabalho, mas, segundo os representantes da empresa, há otimismo quanto ao resultado desses acordos, já que a maioria dos credores já aprovou as condições de pagamento das dívidas. Sobre as demissões, a LIQ informou que está realizando adequações de acordo com a demanda, mas que um dos fatores que têm impactado na saída de alguns clientes e postos de trabalho da Bahia é o alto índice de absenteísmo, com elevado registro de faltas injustificadas ou justificadas com atestados médicos, contudo, não há previsão de fechamento da empresa em nosso estado.

A empresa também salientou que, como a Bahia é o único estado onde o plano de saúde dos empregados é custeado integralmente pela empresa, uma conquista do Sinttel Bahia, a folha de pagamento em nosso estado é bem maior.

O Sindicato cobrou da LIQ que haja um diálogo maior com a categoria, pois a insegurança e incerteza estão grandes quanto à garantia do pagamento dos salários e benefícios, principalmente do plano de saúde. A LIQ se comprometeu em buscar soluções que não acarretem em demissões, mas que manterá o Sindicato e a categoria informada quanto à situação econômica da companhia.

Num estado onde, de acordo com os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgadas na semana passada, a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2019 chegou a 18,3%, e 18,7%, em Salvador, adicionar quase 10 mil pessoas (contabilizados os 7 mil empregos diretos e os indiretos) à condição de desempregadas, chega a ser uma irresponsabilidade, por isso buscaremos todo apoio possível para evitarmos esse desastre.

Sabemos que essa alta taxa de desemprego é resultado da política econômica desastrosa aplicada pelo atual Governo Federal, que achata os salários dos trabalhadores reduzindo o poder de compra e, consequentemente, as vendas, que é o que movimenta a economia. Mas não podemos ficar de braços cruzados com a ameaça eminente do desemprego de milhares de pessoas.

O Sinttel informa à categoria que está atento às movimentações da LIQ e que não envidará esforços para manter os mais de 7 mil  postos de trabalho em nosso estado, seja com a permanência da LIQ ou com a incorporação da operação por outra empresa, por isso já solicitou reuniões com a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – Setre ,  a Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer – Semtel, o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, para garantir os empregos na Bahia.

 

Leia aqui o nosso informativo

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais