Notícias 15/04/2019

LIQ: Várias queixas

 

O Sinttel Bahia recebeu denúncias de que a LIQ está descumprindo o Art. 135 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, que trata do prazo para o aviso de concessão de férias. O artigo afirma que o período correto para comunicação das férias aos empregados (as) deve ser de, no mínimo, trinta dias de antecedência.

Contudo, a empresa está impondo a assinatura do documento com menos de uma semana para o início das férias. Há denúncias até de que algumas pessoas já assinaram o documento com data retroativa.

Caso algum trabalhador (a) sinta-se prejudicado (a) com a imposição da empresa, favor denunciar ao Sindicato para que adotemos as medidas cabíveis.  A orientação do Sinttel é de que nenhum trabalhador (a) assine documento com data retroativa.

 

Migração sem treinamento

A LIQ tem modificado os trabalhadores de setor, mas não tem fornecido o suporte necessário para tal modificação. Os teleatendentes são colocados para atender e ficam a ver navios até conseguirem se adaptar aos novos produtos, o que acaba impactando no recebimento da Remuneração Variável- RV e até mesmo gerado aplicação de medidas.

Essa modificação de produto também gera a troca arbitrária de horário, sem aviso prévio aos mais afetados. Essa alteração tem causado um grande dano aos trabalhadores e trabalhadoras, já que há até troca de turno.  Para não perder o emprego, trabalhadores estão perdendo aula e tendo que se virar com a guarda dos filhos.

Jurídico do Sinttel à disposição

Como resultado da Reforma Trabalhista, as homologações foram retiradas do Sindicato, o que acabou deixando os trabalhadores e trabalhadoras à mercê das empresas no momento da dispensa.  Para dirimir dúvidas sobre cálculos trabalhistas e garantir o cumprimento dos seus direitos mesmo após as demissões, o Sinttel Bahia disponibiliza o atendimento jurídico da entidade, de forma gratuita, para os seus filiados e filiadas.

Para consultar a assessoria jurídica do Sinttel para questões trabalhistas e previdenciárias, basta agendar uma consulta através do telefone 71 3326-4077. Os atendimentos são realizados as terças, quartas e quintas-feiras.

Leia aqui o informativo completo

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais