Notícias 09/11/2018

Claro, sinônimo de calote e desrespeito

 

Desde o início do ano que o Sinttel Bahia tem buscado fechar o Programa de Participação nos Resultados - PPR da Claro, assim como discutir os problemas apresentados pelos trabalhadores. A data base do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT é setembro, mas até o momento a operadora não demonstra interesse em renovar as cláusulas econômicas do ACT.  

Na contramão das demais operadoras que possuem a mesma data base e já fecharam o ACT, a Claro inicialmente apresentou 0,92% de reajuste para os itens econômicos, sessenta dias de elegibilidade para o PPR e empurrou as negociações do programa com a barriga até conseguir negociar as propostas de forma conjunta.

O Sindicato desde o primeiro momento defendeu o reajuste de 3,64% de acordo com ao Índice Nacional de Preço do Consumidor - INPC, além da manutenção das cláusulas sociais; diminuição de sessenta para trinta dias de elegibilidade para recebimento de PPR, pagamento de retroativo para os trabalhadores oriundos da NET, que atualmente já fazem parte do quadro da Claro e tiveram a sua data base modificada de julho para setembro, assim como o recebimento da periculosidade para estes trabalhadores.  

A empresa que financeiramente está numa excelente situação econômica tendo lucrado 2,7 bilhões no primeiro trimestre e recebido importantes premiações referentes à inovação, propôs na última reunião realizada em outubro, o reajuste de 2,12% para o ACT, manteve os sessenta dias de elegibilidade como critério para recebimento de PPR aliado ao pagamento em março de 2019 e desconversou sobre o pagamento do retroativo.

O Sindicato reprovou a proposta da operadora, solicitou que a empresa refizesse a proposta acatando os pleitos dos trabalhadores e voltasse a se reunir no mês de novembro, mas ao que parece, a Claro está com intenção de passar o calote nos trabalhadores (principalmente aos oriundos da Net) ou quer simplesmente apresentar um pacotinho como presente de Natal.

O Sindicato solicita aos trabalhadores que colem com a entidade e pressionem a Claro  para dar uma resposta que atenda e esteja à altura para o fechamento do acordo , já que todas as outras fizeram o dever de casa  dentro da data base.

 

Metas de PPR às escuras

Ponto bastante reivindicado pelo Sindicato e trabalhadores, as metas de PPR deveriam ser apresentadas pela operadora no início de cada ano, para que o empregado pudesse alcançar o atingimento e consequentemente receber o tão suado fruto do trabalho, mas não é o que a Claro pratica.

 Há mais de um ano que o Sindicato reivindica a apresentação das metas e apresentação de um programa digno, mas  a operadora foge pela tangente.  O Sinttel solicita vigilância constante e cobrança dos trabalhadores, principalmente daqueles que laboram em lojas, já que são também engrenagens do faturamento da empresa e os principais atingidos.

Leia aqui o informativo completo

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais