Notícias 17/03/2017

Sinttel discute saúde do teleoperador em programa de rádio

 

Hoje(17), a dirigente sindical e diretora de saúde do Sinttel, Sandra Helena, participou do programa de rádio Saúde no Ar, da Rádio Excelsior. O programa apresentado por Patrícia Tosta, discutiu a temática “Call Center: Quais os riscos por trás do fone?” e contou com a participação da médica do trabalho, Ana Paula Teixeira e da otorrinolaringolista, Cibele Bicalho.

No programa, Sandra pode apresentar para a sociedade as dificuldades e os riscos que os trabalhadores de teleatendimento podem ser acometidos. “O setor é um dos maiores empregadores, está em constante crescimento e tem o  perfil de primeiro emprego. Emprega pessoas de todas as idades e gêneros e  é também um setor que tem uma estrutura inadequada e que precisa melhorar no que diz respeito à saúde do trabalhador, que pode adquirir LER/DORT, doenças emocionais, dentre outras”, disse.

A otorrinolaringologista, Cibele Bicalho salientou a importância dos cuidados no dia a dia “É necessário colocar o headset no menor volume possível, alterná-lo nas orelhas, observar a validade das esponjas e canutilhos. São práticas que minimizam a incidência das doenças”, disse. Concordando com Cibele, a médica do trabalho, Ana Paula também deu dicas “Tentar não pigarrear, hidratar a garganta, controlar a respiração, beber muita água são ações que melhoram a condição do trabalho”, alertou.

Sandra esclareceu a atuação do Sindicato para com as empresas e órgãos competentes, em relação a cobrança de melhorias no ambiente de trabalho e para a saúde do trabalhador, e também falou sobre o PLC 12/2016, Projeto de Lei  que objetiva a regulamentação da profissão do teleoperador, no qual o Sinttel recolheu milhares de assinaturas para que tramitasse no Senado Federal, na tentativa de garantir direitos e melhorias em diversos pontos.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais